12

7 coisas que devemos falar aos filhos e 7 que não devemos.

Posted by Clone on 11:47 in
Palavras e frases comuns, por mais bem-intencionadas que sejam, podem causar danos emocionais e psicológicos em crianças e adolescentes. O cérebro ainda está se desenvolvendo na adolescência, e não podemos esperar que a criança processe as palavras, o contesto e as nuances ( o sarcasmo, por exemplo) da mesma forma que um adulto.
Se quisermos que nossos filhos sejam a melhor versão possível de nós mesmos, é essencial substituir as palavras prejudiciais do nosso vocabulário por alternativas que ajudem na construção do caráter.
Aqui estão sete frases comuns e suas alternativas para transmitir o recado de maneira mais efetiva.

1.
Como dizemos: "Para mim, você é o melhor."
O que eles ouvem: "Sua função é me fazer feliz."
Como devemos dizer: "Você deveria sentir orgulho do esforço que fez."

2.
Como dizemos: "Olha a língua!"
O que eles ouvem: "Ignorei o que você está tentando dizer."
Como devemos dizer: "Acho essa palavra ofensiva, então, por favor, não a use mais."

3.
Como dizemos: "Não temos condições de comprar isso."
O que eles ouvem: "Dinheiro é a solução para tudo."
Como devemos dizer: "A loja está cheia de ótimos produtos, mas já temos bastante em casa e não vamos levar mais nada."

4.
Como dizemos: "Não se preocupe, vai ficar tudo bem."
O que eles ouvem: "Você faz muito drama!"
Como devemos dizer: "Entendo perfeitamente o que você deve ter passado. Conte para mim."

5.
Como dizemos: "Não fale com estranhos."
O que eles ouvem: "Todo mundo que não conheço quer me fazer mal."
Como devemos dizer: "Não fale com pessoas que deixam você inseguro ou pouco à vontade."

6.
Como dizemos: "Aprenda a partilhar."
O que eles ouvem: "Dê as suas coisas."
Como devemos dizer: "João gosta muito de brincar com seu carrinho, mas ele ainda é seu e ele vai devolvê-lo."

7.
Como dizemos: "Por que você chegou depois da hora combinada?"
O que eles ouvem: "Você errou novamente."
Como devemos dizer: "Imagino que tenha chegado tarde porque estava se divertindo, mas, ainda assim, não está certo."


|

12 Comments


Minha filhota só tem dois aninhos, mas vou guardar as dicas. Não me lembro se na minha infância eu me sentia assim, é bem provável.


Isso foi feito por quem?
Alguma criança foi questionada sobre a maneira que entendia cada frase?
Eu lembro da minha infância e lembro perfeitamente de cada coisa que minha mãe dizia e nunca, em momento algum entendi dessa forma.
Seja lá quem elaborou isso, acho que viajou um pouco.


Só bobagens, uma cena comum hoje em dia é criança dando birra em supermercado e quebrando tudo em casa. Batendo e gritando com os pais. Assistam Supernanny e tirem suas conclusões. Pra mim criança é igual animal, aprende é na chinelada. Minha geração apanhou e todos crescemos amando e respeitando os pais. As de hoje se falar alto já ficam traumatizadas e precisam de acompanhamento psicológico pra não virar serial-killer (Leia-se Suzana Von Richtofen). Pai tem que ser pai e não amigo. Mãe tem que ser mãe e não amiga. Não estou defendendo espancamento mas palmadas nunca fizeram mal a ninguém. Além do mais, bons exemplos em casa funcionam muito melhor esse falatório elegante do texto.


lourival, vou lá buscar tochas e tridentes pra vc viver na idade média.


Lourival, ainda bem que você não é meu pai (deusolivre)

orkutnossodecadadia, a pesquisa foi elaborada pelo Instituto Better Parenting, em Melbourne. ;)


Nossa esse lourival é um ogro! Nunca vi pessoa mais sem cérebro! Desde quando criança é igual animal? Pelo jeito a mãe dele o criou feito um burro!!! E os pais dele devem ser outros! Se pra ele pai e mãe não são amigos, então quem é? Concordo com a camila, ele deve viver na idade média, onde eduação é uma palavra desconhecida... Vê se cresce e aprende alguma coisa! Realmente, EDUCAÇÃO é para poucos.. exemplo claro ai em cima... Eu também acho que umas palmadas não matam e ajudam de vez em quando, agora "educar" na chinelada é coisa de gente ignorante.. acho que esse cara deve ter apanhado tanto que danificou o pouco cérebro que tinha... kkkk...


Esse Lourival deveria seguir o próprio conselho e assistir a Super Nanny, ela é contra isso tudo o que ele falou. Não é para bater, é para falar, mas falar não é sinônimo de ser um banana é pra falar com firmeza e mostrar quem é a autoridade.


hhahhahaha quando tiver meu filho ja sei como agir :D beijokas


Pelo jeito, as patricinhas que nunca foram mães estão crucificando o pobre do Lourival! Engraçado que a pessoa que mais falou é justamente a que mal leu o que ele escreveu. Tenho duas filhas lindas, saudáveis, inteligentes e felizes, a quem amo muito, e já dei umas palmadas quando mereceram. Tanto que hoje uma tem 10 e a outra 8 anos e são o orgulho da família pela educação e carinho q elas tem com todos! Não me lembro da última vez que houve necessidade de dar uma palmada nelas, mas isso porque não poupei quando necessário. Já a prima delas, tem uma mãe que é psicóloga, é birrenta, manda nos pais e, infelizmente, vai ser mais consumista do q tudo. Espero que essas acima pensem nisso quando forem mãe, apesar de que o mais provável seja que uma babá vá cuidar dos filhos delas!
Para quem é cristão, procure na bíblia:
Pv 13:24 Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.


Antes de qualquer coisa, obrigado pelas criticas, considerei todas construtivas, algo raro nesse nosso meio de blogs. Apesar do que escrevi, sou contra violência, mas tenho que admitir que é um mal necessário. E violência, entendam como palmadas e nada alem delas. Com essa explosão de faculdades de psicologia em todo o mundo é de se esperar que tantos psicólogos “inventem” teses e teorias sobre todos os assuntos no intuito simples de aparecer. Hoje, orientados por esses psicólogos, todos condenam as palmadas, mas é bem possível que amanha passem a defender, orientados por outra leva de pensamento. Só espero que ainda tenhamos sociedade até lá. Forte abraço a todos e: PALMADAS SIM, MAS DEPOIS QUE O BOM EXEMPLO E O BOM DIALOGO NÃO RESOLVERAM.


Esqueci de comentar, Super Nanny não resolve absolutamente nada. Quem acompanha o programa já percebeu que quem precisa de regras são os pais e a partir daí, os filhos. Depois que ela vai embora o caos volta a reinar naquelas casas pois os pais não tem paciência pra ficar marcando pontinhos nas paredes ou vigiando os filhos no castigo.


Lourival, fico muito grato por ter comentários assim em meu blog. São comentários assim que nos fazem ver que nosso trabalho não é a toa.
Pois você apenas defendeu seu ponto de vista!
abração!

Postar um comentário

Copyright © 2009 Blog du Clone All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.