0
Sentimos saudade há 600 anos
Posted by Clone
on
22:28
in
Um pouco de cultura
Símbolo da língua portuguesa, termo surgiu com as navegações.
A história da palavra "saudade" se confunde com a própria história de Portugal. Os primeiros registros do vocábulo datam das cantigas do século XIII, período em que a língua falada na região ainda era o galego-português. Nessa época, para expressar os sentimentos decorrente da ausência do ser amado e do desejo de tê-lo de volta, trovadores como Dom Dinis e Joam Zorro utilizaram-se dos vocábulos soidade e suidade, derivações do latim solitate, significava, inicialmente, isolamento, solidão.
Foi apenas no século XV, com Dom Duarte, que a palavra "saudade" definitivamente surgiu e se incorporou à língua e à alma portuguesa. O período das grandes navegações e o destino errante do povo português, faziam da saudade, o principal sentimento tanto de quem partia para as descobertas marítimas, como para quem ficava esperando em terra firme.
No começo do século XX, durante a Renascença Portuguesa, o sentimento alcançou uma dimensão pretensamente filosófica. O poeta Teixeira de Pascoaes foi quem desvinculou a saudade do passado e a transformou em um sentimento presente - e até futuro. Foi quando ela passou a ser encarada como um motivo de orgulho para o povo português. Não seria exagero dizer que hoje a saudade está para Portugal assim como o futebol está para o Brasil.
Postar um comentário