Dúvidas com a reforma ortográfica?
Afinal de conta, agora...
Olha a cola aí:
Fim do trema(¨): esse tipo de acento, utilizado em cima da letra ‘u’ foi totalmente banido. Ou seja, freqüência e lingüiça passam a ser, frequencia e linguiça.
Eliminação dos acentos em ditongos: todos os acentos utilizados nos ditongos paroxítonas, como ‘ei’ e ‘oi’ foram eliminados. Herói e idéia agora serão grafados, heroi e ideia.
Fim do acento preferência: os acentos utilizados para diferenciar palavras iguais que possuíam significados diferentes, como pára (verbo parar) e para (preposição), serão extintas.
Mudança no hífen: O hífen é o que vai sofrer mais mudanças. Ele será mantido em palavras compostas que a segunda começa com a letra ‘h’ (pré-história). O hífen será eliminado no restante das palavras, mesmo que a última letra da primeira palavra precise ser dobrada (contra-regra vai ser contrarregra). Por fim, será adicionado o hífen em palavras compostas por aglutinação onde a última letra da primeira palavra e a primeira letra da segunda forem iguais (microondas agora vai ser micro-ondas).
Inclusão de letras: As letras ‘x’, ‘y’ e ‘w’, que antigamente não faziam parte do alfabeto oficial do Brasil, serão adicionadas.
Fim das letras mudas: Essa mudança será mais sentida em Portugal e já foi retirada em uma reforma ortográfica anterior no Brasil. As letras grafadas que não são pronunciadas serão eliminadas, como, por exemplo, facto passa a ser fato.
Espero ter sido feliz na cola, ou não.
Postar um comentário